DESAFIO ACADÊMICO | SAMPE
SAMPE Brasil

X

SAMPE Brasil realizará webinar para explicar o Desafio Acadêmico e introduzir conceitos dos materiais composites

No dia 17 de maio, será realizada a primeira edição do Webinar Universidades, que tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos dos materiais composites, poliuretano e plásticos de engenharia. Além destas palestras, haverá uma apresentação especial sobre o Desafio Acadêmico, salientando detalhes das regras e os procedimentos para a edição de 2018. Neste ano, a cerimônia do Desafio (ensaios dos perfis e a premiação) ocorrerá no dia 7 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, SP (durante a FEIIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018). Confira as outras datas:

 

  • Webinar Universidades: 17/05/2018 (as universidades receberão o link para participação gratuita – este link também será disponibilizado em breve aqui no site)
  • Inscrição e entrega da proposta técnica: até 31/05/2018
  • Retorno de comentários das propostas: 30/06/2018
  • Entrega dos kits de materiais: A partir de 01/07/2018
  • Envio dos vídeos: ate 24/10/2018
  • Data do Desafio: 07/11/2018

EDIÇÕES ANTERIORES

IV Desafio Acadêmico

Durante a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, foi realizada a IV edição do Desafio Acadêmico em Composites no LEL (Laboratorio de Estruturas Leves) no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em São José dos Campos.

O desafio, conhecido mundialmente como Student Bridge Contest, proporciona uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composto para alunos de universidades e de instituições de ensino de cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais.

Cumprindo as especificações preestabelecidas, os alunos tiveram seus projetos avaliados em 4 categorias por uma banca formada por profissionais respeitados na Indústria de Composites e coordenada por Jorge Nasseh, Engenheiro Chefe e CEO do Grupo Barracuda, e presidente do SAMPE – Society for the Advancement of Materials and Process Engineering no Brasil. Quem também participou e prestigiou o evento foi o presidente do SAMPE Global, Gregg Balko.

No IV Desafio Acadêmico em Composites SAMPE, estiveram presentes mais de 120 alunos em 22 equipes inscritas. Confira o ranking:

Categoria A – Viga de Carbono Seção I
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
3º UFPA – Universidade Federal do Pará

Categoria B – Viga de Carbono Seção Quadrada
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia
3º USF – Universidade São Francisco

Categoria C – Viga de Fibra de Vidro Seção Quadrada
Não houve vencedores

Categoria D – Viga de Fibra Natural Seção Quadrada
1º USF – Universidade São Francisco
2º UNISANTA – Universidade Santa Cecília
3º USP – Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Classificação Geral
1º FEI – Fundação Educacional Inaciana
2º USF– Universidade São Francisco
3º UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A banca avaliadora foi composta pelos engenheiros Gabriel Aires, Rodolfo Meleiro (Tecsis), Juliana Mota (Alltec), Estácio Terui (Tey), Claudo Stek (Owens Corning) e Felipe Berra (Intermarine).

O desafio teve como principal patrocinador o Grupo Barracuda e contou com a colaboração dos pesquisadores José Everardo Baldo Junior (LEL), Hugo Borelli Resende (IPT) e dos engenheiros José Carlos Santiago e Lucas Chaves da Marine Composites, para avaliação dos projetos.

O que é o Desafio Acadêmico?

O objetivo do Desafio Acadêmico é proporcionar aos alunos de universidades e de instituições de ensino de todos os cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo  regras e especificações preestabelecidas, tendo seu projeto avaliado e validado por uma banca formada por profissionais respeitados  na Indústria  de Composites, e colocado à prova no dia 7 de novembro, durante a X FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil. Neste dia, serão demonstrados os vídeos e realizados os ensaios dos projetos de todas as universidades inscritas. Lançado no Brasil em 2014, o Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil  tem se mostrado um interessante e importante elo entre as universidades de todo o Brasil e os materiais Composites – clique aqui  para conhecer as novas regras

 

Fotos - EDIÇÕES ANTERIORES

Perguntas & Respostas

PERGUNTA

Atualmente estou com a minha equipe discutindo os passos iniciais do nosso projeto da fabricação da ponte em formato (I) em fibra de carbono. Entretanto lendo as regras não compreendemos quem eventualmente faz os pedidos das doações dos materiais, se é a universidade ou os membros do grupo ? Também gostaríamos de solicitar um suporte a SAMPE, pedindo que nos indique fornecedores de materiais, com nomes e telefones de contato das pessoas responsável em cada empresa.

RESPOSTA

Vocês (alunos) podem nos solicitar os materiais que necessitam e vamos pedir aos parceiros SAMPE. Também podemos oferecer uma lista com fornecedores e dados de contato. Apenas nos informem o que necessitam.

X


PATROCÍNIO GOLD

REALIZAÇÃO
SUPORTE TÉCNICO E ORGANIZAÇÃO
Desafio Acadêmico
(Questões técnicas)

11 2899-6363
consultoria@artsim.com.br
Desafio Acadêmico
(Questões operacionais e inscrições )
Camila Menezes
11 2899-6363
eventos03@artsim.com.br
Congresso SAMPE BRASIL
(Informações)
Diego Servulo
11 2899-6363
diego@artsim.com.br
II Congresso SAMPE BRASIL e Desafio Acadêmico
Simone Martins Souza
11 2899-6363 ramal.104
simone@artsim.com.br