II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil 2017 | SAMPE
SAMPE Brasil

Em 2017, foi organizada a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, que aconteceu de 2 a 6 de outubro, no Laboratório de Estruturas Leves/IPT e também no Centro de Eventos do Parque Tecnológico (Eugênio de Melo), em São José dos Campos, SP, Brasil. Em outubro de 2015, mais de 380 profissionais participaram da I Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, também realizada em São José dos Campos, e puderam conferir as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado para a fabricação de peças em composites avançados.

CONFIRA O QUE ACONTECEU NA II SEMANA DE COMPOSITES AVANÇADOS SAMPE BRASIL:

2 de outubro

  • IV Desafio Acadêmico em Composites
    O objetivo do Desafio Acadêmico foi proporcionar aos alunos de universidades e de instituições de ensino de todos os cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo  regras e especificações preestabelecidas, tendo seu projeto avaliado e validado por uma banca formada por profissionais respeitados  na Indústria  de Composites, foi colocado à prova no dia 2 de outubro, durante a II Semana de Composites Avançado, no LEL – Laboratório de Estruturas Leves do IPT/Parque Tecnológico em São José dos Campos, SP, Brasil. Neste dia, foram mostrados os vídeos e realizados os ensaios dos projetos de todas as universidades inscritas. Esta atividade cria forte interação aluno-indústria e promove o talento do estudante diretamente ao mercado de trabalho. Este desafio, conhecido mundialmente como “Student Bridge Contest” (em português “DESAFIO ACADÊMICO DA PONTE”), não tem objetivo mercadológico, visando a introdução de pontes em material composites. Este trabalho visa única e simplesmente o contato do nível acadêmico com a tecnologia dos materiais composites e o processo de aprendizagem.
  • Seminário Adesão Estrutural
    Teve como objetivo apresentar novas tecnologias, aplicações e cases de sucesso em relação a adesivos estruturais na indústria de composites avançados. Diversas empresas apresentaram suas inovações em termos de processos e aplicação de adesivos. O evento teve, como foco, empresas fabricantes de peças em composites avançados, estudantes, pesquisadores e profissionais de engenharia de empresas usuárias de peças em composites.

3 de outubro

  • II Seminário Fundamentos dos Composites Avançados
    Com mais de 10 palestras, este seminário visou apresentar características e aplicações dos composites avançados, e detalhará os avanços tecnológicos em termos de resinas termofixas epóxi, reforços em geral, reforços de vidro, aramida e carbono, materiais de núcleo, desmoldantes, resinas termoplásticas, inovações p/ a ind. aeronáutica, prepregs e adesivos.
  • Mostra de Tecnologias (formato Table-top) – 1º dia
    Durante a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, foi realizada a Mostra de Tecnologias (formato Table-top) que teve como objetivo apresentar diversas matérias-primas, equipamentos, produtos auxiliares e peças em composites avançados. Esta Mostra foi organizada em formato de Table-top. Os visitantes puderam conhecer e conversar com as empresas expositoras para encontrar soluções para seus projetos e linha de produtos.
  • Curso Reparo de Estruturas em Material Compósito – Abaris (1º dia)
    A Abaris, empresa com reconhecimento de seus procedimentos de reparos de estruturas em composites através da FAA (Federal Aviation Administration), promoveu um curso que envolve a fabricação de painéis em material composite, dano e procedimento de reparo em 2 dias de atividades.

4 de outubro

  • Painel Aeroespacial
    Foi um seminário técnico, que teve o objetivo de apresentar o que está sendo desenvolvido em termos de novas tecnologias, matérias-primas e peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia para a indústria aeroespacial.
  • Mostra de Tecnologias (formato Table-top) – 2º dia
    Durante a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, foi realizada a Mostra de Tecnologias (formato Table-top) que teve como objetivo apresentar diversas matérias-primas, equipamentos, produtos auxiliares e peças em composites avançados. Esta Mostra foi organizada em formato de Table-top. Os visitantes puderam conhecer e conversar com as empresas expositoras para encontrar soluções para seus projetos e linha de produtos.
  • Curso Reparo de Estruturas em Material Compósito – Abaris (2ºdia)  
    A Abaris, empresa com reconhecimento de seus procedimentos de reparos de estruturas em composites através da FAA (Federal Aviation Administration), promoveu um curso que envolve a fabricação de painéis em material composite, dano e procedimento de reparo em 2 dias de atividades.

5 de outubro

  • V Congresso Internacional SAMPE Brasil
    Especialistas do mundo todo apresentaram seus trabalhos na quinta edição do Congresso SAMPE BRASIL 2017, que visou mostrar novas tecnologias em materiais avançados e engenharia de processos para aplicação em diversos mercados (automotivo, aeroespacial, energia eólica, etc.) ou tópicos técnicos.
  • Mostra de Tecnologias (formato Table-top) – 3º dia  
    Durante a II Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil, foi realizada a Mostra de Tecnologias (formato Table-top) que teve como objetivo apresentar diversas matérias-primas, equipamentos, produtos auxiliares e peças em composites avançados. Esta Mostra foi organizada em formato de Table-top. Os visitantes puderam conhecer e conversar com as empresas expositoras para encontrar soluções para seus projetos e linha de produtos.

6 de outubro

  • Curso Prepreg
    Pré-impregnados (Prepreg) – Tipos, características, aplicações e processos de fabricação é o tema do curso que o IPT – LEL (Laboratório de Estruturas Leves). No curso foram apresentados os tipos de prepreg, sistemas de resinas utilizados, aplicações principais e processos de fabricação.

Edição Anterior

I Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil 2015

Mais de 380 profissionais participaram da I Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil

PATROCÍNIO GOLD

PATROCÍNIO SILVER
PATROCÍNIO AEROESPACIAL
REALIZAÇÃO
SUPORTE TÉCNICO
SUPORTE TÉCNICO E ORGANIZAÇÃO
APOIADORES
Desafio Acadêmico
(Questões técnicas)

11 2899-6363
consultoria@artsim.com.br
Desafio Acadêmico
(Questões operacionais e inscrições )
Camila Menezes
11 2899-6363
eventos03@artsim.com.br
Congresso SAMPE BRASIL
(Informações)
Diego Servulo
11 2899-6363
diego@artsim.com.br
II Congresso SAMPE BRASIL e Desafio Acadêmico
Simone Martins Souza
11 2899-6363 ramal.104
simone@artsim.com.br